O IRPF 2024 é um desconto sobre os ganhos dos contribuintes no ano de 2023. Por isso, é imprescindível o envio da declaração para evitar cair na malha fina. Essa fiscalização acontece quando se confronta as informações sobre ganhos e despesas enviadas e encontra inconsistências.
Cair na malha fina pode resultar em vários problemas, entre eles o atraso no recebimento da restituição, se você tiver direito. Os valores somente serão liberados após retificação da declaração e comprovação das informações pendentes.
Continue a leitura do nosso artigo para saber mais sobre esse assunto e como evitar complicações com a Receita Federal.
IRPF 2024: 5 dicas para não cair na malha fina
Há algumas dicas para pessoas físicas não caírem na malha fina no momento de declarar o IR. Confira abaixo:
Separe todos os documentos antes do envio da declaração do IRPF 2024
Os documentos são o principal recurso que o contribuinte tem para comprovar seus ganhos e despesas. Por isso, é imprescindível dedicar um tempo para separá-los e conferir se está tudo certo. Além disso, eles também servem para proteger o contribuinte e servem como prova em caso de contestações.
Se você pagou despesas dedutíveis no Imposto de Renda com cartão de crédito, você deve declará-las e guardar as faturas para possíveis comprovações, caso você caia na malha fina. Ademais, deve-se também declarar ganhos com aluguel, salário, investimentos, venda de imóveis e demais transações lucrativas. Lembre-se também de informar corretamente seu saldo bancário.
Não omita informações financeiras
A omissão é um dos erros mais graves ao declarar imposto de renda e é caracterizado como tentativa de fraude e sonegação de impostos. É importante ficar atento, pois no Brasil essa ação é crime e pode levar à prisão.
Portanto, ao enviar sua declaração registre todos os ganhos e despesas referentes ao ano-base do envio da declaração. Ou seja, sempre declare referente a um ano antes da data de envio da declaração. Sendo assim, o IRPF 2024 é referente às movimentações financeiras em 2023.
Declare os rendimentos isentos
Os rendimentos isentos ou não tributáveis têm o limite de R$200.000,000 e não entram na soma do valor do imposto de renda devido. Deve-se declará-los para evitar que no cruzamento de dados a Receita encontre inconsistências e sua declaração seja contestada.
Revise as informações antes de enviar
Muitas pessoas optam por enviar a declaração de imposto de renda sem ajuda de um profissional. Embora isso seja possível, é importante ficar atento, pois erros podem fazer com que você caia na malha fina.
Portanto, ao concluir o envio das informações, revise todos os dados e somente quando tiver certeza, clique na opção enviar. Essa dica é válida também quando o contribuinte contrata um profissional contábil especializado para enviar sua declaração.
Mesmo que o profissional tenha conhecimentos técnicos sobre o assunto, a responsabilidade sobre as informações é inteiramente do contribuinte, sendo assim, garanta não apenas que enviou tudo que era necessário, mas também revise antes de dar o OK ao contador.
Conte com a ANFER Serviços Contábeis
A ANFER é uma equipe de profissionais contábeis altamente capacitados, especializados e muito experientes. Por isso, possuem a expertise necessária para prestar serviços contábeis de qualidade.
Por isso, se você precisar de ajuda para enviar sua declaração de imposto de renda para pessoa física ou jurídica, podemos prestar todo o suporte técnico que você precisar. Vamos garantir que todo o processo seja seguro e que você não caia na malha fina da Receita Federal.
Entre em contato conosco ainda hoje.